29 de out. de 2016

Seja Gentil com Você!


Quantas vezes você já se elogiou? Quantas vezes você já se depreciou? Acho que já deve ter se depreciado mais do que elogiado, né? Não se envergonhe, isso é bem comum, viu? Mas pera lá, ser comum não quer dizer que é certo ou ok, tá?

Muitas de nós temos o hábito de nos depreciar. Uhum, sim, isso mesmo, hábito. Como a gente sempre ouve que temos que se humildes, nós sempre damos um jeito de não aceitar aquele elogio que nos foi dado.

Eu escuto das minhas amigas ou eu mesma, dizendo que são feias, burras, esquisitas, desinteressantes, não sabem lidar com x situação, que é bagunçada da cabeça, que não consegue fazer x coisa porque é incapacitada e outros adjetivos que nos rebaixa.

Fazendo isso você acaba se agredindo sem perceber. São microagressões diárias e constantes que no fim lhe fazem um mal enorme!

Se depreciando para os outros, acaba dando brecha para que elas te maltratem a partir daquilo que você falou. As pessoas podem vir a te rebaixar e você vir a “aceitar” porque acha que você merece aquele tratamento. Vou colocar de uma outra maneira para não parecer que estou jogando a culpa, da escrotisse das pessoas, em você: eu tinha o costume dizer que era fria, que dificilmente me magoava, que era dura e eu acabava transparecendo isso mesmo, e o que aconteceu? Uma pessoa em específico me tratava de qualquer jeito, falou coisas como se eu, realmente, não tivesse sentimentos, me chamou de ogra, enfim me tratou bem mal porque, afinal, eu mesma falava que era dura, né?

Conseguiram entender? Não é culpa sua, são as pessoas que acham que é brecha pra ser escroto, mesmo. Mas de qualquer forma é um alerta para você se policiar.

Eu também não aceitava elogios, sempre achava que era zoeira de tanto bullying que sofri no colégio, sempre dava um jeito de me desvencilhar e falar algo que me rebaixava. Aos poucos fui notando o quanto isso é desagradável tanto pra mim quanto para a pessoa que estava proferindo o elogio.


Por mais que pareça difícil, tente não se agredir mais. Parar com as microagressões é um exercício diário de policiamento. Procure se elogiar, se enaltecer mais e se depreciar menos, aliás, não se depreciar mais! A cada vez que você se microagride, um pontinho no céu se apaga. Não deixe que o céu inteiro se apague. É o seu céu e, pode ter certeza, que ele quer muito continuar brilhando pra você. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é Mal Comigo...

Você é mal comigo e eu não entendo o motivo. Uma hora estamos bem, se dando super bem, outra hora você me repele, depois volta c...