26 de jan. de 2011

Lingua Portuguesa

Nesses últimos tempos, eu tenho visto erros de português cada vez mais bizarros. Eu penso: "Será que o ensino está tão ruim assim ou os adolescentes que estão, eles por eles, cada vez mais burros?". São erros que até dói o coração de tão grotesco >_<

Agora imaginem a Goddess e a Sayuri que estudam Letras, como elas ficam... Erro de português com erro de concordância com erro verbal e sai aquela coisa totalmente sem sentido. Fico até com dó das professoras de hoje em dia.

Tem pessoas que conseguem inventar maneiras de escrever que eu fico totalmente O_O  O pior é ver esses erros em sites/ blogs de notícias dos artistas. Dependendo de quem é, eu até aviso, mas tem pessoas que eu deixo pra lá. Uma vez eu fui corrigir uma tradução de letra de uma música do Tohoshinki e levei uma "Faz melhor então!", depois dessa eu fiquei na minha que era melhor. Quem vai ter fansite/ blog de noticias, tem que se policiar bem e agradecer quando alguém avisa o erro e mesmo os revisores tem que tomar muito cuidado. Não que eu seja A entendida de português, mas erros como os que eu costumo ler, com certeza eu não cometo.

Eis algumas palavras que tenho visto:  
De mais: quando na verdade seria tudo junto.
Paressa: É "pareça", tá
Asseçórios: Essa me doeu lá no fundo... x_x
Licho: Nem uma palavra básica as pessoas sabem mais? O_o
Fraze: Bom... Deixa, vai...
Fasso: Hm... Por que isso? x_x
Cençurado: Isso aí é que deveria ser censurado xDD
Jente: Essa foi o Felipe Neto que mostrou no twitter, ele também ficou, digamos, indignado xD

Tinha mais algumas palavras que eu tenho visto, mas não faço questão de lembrar porque meus olhos doem xDD

Sabe, eu não sou de ler livros, por isso não digo "Vá ler livros!", ah e nem adianta vir dizer pra mim "Você deveria ler mais livros", que não rola. Vez ou outra eu até compro, mas no geral não, não sou como meu irmão e meu pai. Sim, estou ciente que enriquece o vocabulário, mas grande coisa, tem gente que diz que lê tanto e no entanto comete erros ortográficos... Eu leio bastante revista, especificamente Época e Galileu, jornal eu leio de vez enquando e nem por isso eu cometo erros ortográficos, cometo erros de digitação e, algumas vezes, em fanfiction eu cometo erro de concordância, mas isso acontece mais quando eu escrevo em primeira pessoa. Para algumas pessoas é mais fácil, pra mim já é bem mais dificil, só consigo se for oneshot e mesmo assim é sofrível xD

Minha irmã falou que viu na tevê que tem uma empresa que está com uma vaga de telefonista que há muito tempo está vaga porque o pessoal não passa no teste de ditado. O ditado é composto por 30 palavras, dentre elas: exceção, majestoso e mais uma palavra que eu não lembro. Muitos escrevem majestoso com "g", ou seja, confudem com a regra do viagem e viajar...

Uma coisa que eu queria muito saber é que inventou o, ridículo, "internetês", alguém sabe me dizer? Na reportagem mesmo falou que isso é que acaba fazendo com que as pessoas cometam erros. Abreviar palavras eu também faço, mas escrever errado? E aquelas pessoas que gostam de repetir as vogais? Exemplo: "adoroo, muitoo, fooii" ¬_¬ Qual o sentido disso?

Mas enfim, já estou vendo como será as coisas daqui pra frente, o português, que é uma língua tão bela, sendo totalmente destruído e ninguém mais sabendo conjugar verbo u_u Triste realidade... Espero que eu esteja errada...

Acho que pra matar minha curiosidade, vou perguntar pra minha amiga que é professora de Português - Literatura, qual o nível de bizarrice dos alunos xD

2 comentários:

  1. Erros de Português? Me dói, me revira o estômago, faz com que os autores gênios se revirem em suas tumbas e suas almas chorem na imensidão do infinito *nossa, que poético rs*

    Tem cada coisa que eu leio que me dá vontade de matar, sério. Os jovens não sabem mais escrever.. os adultos não sabem mais como escrever. Maltrata isso.

    Internetês? A pior coisa que inventaram! Vai escrever um internetês numa prova de vestibular, de concurso, para ver o que te acontece! Depois o povo é reprovado em Redação, fica se perguntando onde erraram, se o contexto estava perfeito. Até mesmo em questões discursivas, isso tira ponto, ah, se tira!

    Tem certas coisas que até deixo passar. Misturar "mais" com "mas' até vai, se bem que me dá uma raiva infinita.. mas esses que você postou, pela santa madrugada! Dá vontade de torcer o pescoço e fazer escrever "devo estudar Português direito" umas mil vezes no quadro, como acontecia quando eu era pequena. Quantas vezes escrevi no quadro a tabuada de quatro até pegar? É triste. Eu chorava sempre, mas decorei, agora não tenho problemas...

    Lembro de um simulado que teve no terceiro ano do colégio. Meu colega fez tudo ultra certinho, era pra ter gabaritado. Não gabaritou porque nas discursivas e Redação, soltou cada pérola que caíram lágrimas dos meus olhos. O trauma foi tão grande que só lembro do "destilassão geográfica", sendo que nem tem a ver isso tudo.

    Machado de Assis, Jorge Amado, Luis de Camões... todos devem se contorcer em suas tumbas e erguer suas mãos para o alto ao pedir compaixão e decência àqueles que escrevem errado...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou campeã de usar vogais "duplas" xD
    Mas eu uso para dar ênfase ou gritar^^

    Sinceramente, sou péssima em Português ¬¬
    escrevo errado e abuso da falta de concordância mesmo....AGORA "LIXO" com "CH" ???
    Graças a Deus eu ñ cometo!
    Meu Português ainda é rentável xD
    Internetês eu uso pq tenho preguiça de escrever em muita das vezes mas não usaria em um vestibular, por exemplo, até pq seria o cúmulo!
    Na dúvida o melhor mesmo é pesquisar para não passar vergonha.
    ^^

    ResponderExcluir

Você é Mal Comigo...

Você é mal comigo e eu não entendo o motivo. Uma hora estamos bem, se dando super bem, outra hora você me repele, depois volta c...