28 de jul. de 2010

Minha Vida no Japão





Resolvi contar um pouco de como foi a minha vida durante os 9 anos e meio que passei no Japão. Como eu comentei no post anterior, tem muita gente que acha que no Japão a vida é fácil e que se ganha muito. Sim, realmente se ganha muito, mas o que poucos sabem é que o custo de vida lá é muito caro.

Pois bem, não vim aqui pra falar do custo de vida e sim como foi a minha experiência por lá. Vou avisando que acabarei falando mal de brasileiros que estão lá, brasileiros que conheci, ok? Por isso não se ofenda!

A minha família é composta por cinco pessoas: pai, mãe, irmão, irmã e eu. Fomos para o Japão em Agosto de 1999, eu estava com 16 anos. Sim, parei de estudar para ir trabalhar. Até tentei argumentar com a minha mãe se eu podia ficar por aqui porque não queria parar de dançar e nem me afastar da minha gata de estimação, mas ela falou que não porque nenhum filho sai debaixo da asa dela! Ainda bem que foi assim porque acho que não conseguiria ficar muito tempo longe. xD


Na primeira firma que trabalhamos, era uma firma de omelete, trabalhava igual a minha família, mas recebia bem menos por ser menor de idade. Trabalhávamos da 12:30 às ... sim, não tínhamos horário para sair, mas eram mais de 12 horas com certeza. Meus pais e irmãos trabalhavam na parte da produção, eu também trabalhava junto, mas como passo mal com o calor, me passaram para a parte da embalagem. Digamos que foi até que bom, porque assim eu aprendi a ler e entender japonês.


Pois bem, eu mexia com o produto congelado o tempo todinho, no calor ainda que era bom, mas no frio a seção ficava com a temperatura abaixo de zero! Então imaginem, mexendo no congelado e trabalhando abaixo de zero... Eu só não virava picolé porque estava bem coberta, mas as minhas mãos =_= Os meus dedos da mão esquerda ficavam inchados e cheio de feridas. Fui no médico com a minha mãe e ele receitou 2 pomadas, mas logicamente que só melhoraria se eu parasse de mexer no negócio, por isso que quando ficamos, no começo do ano, 3 dias de folga, minha mão parecia nova! xD Até hoje, quando está muito frio, meus dedos da mão esquerda doem >_<


No começo era uma folga por semana diretinho, depois começou a ser uma por mês e depois uma folga a cada três meses! Poucos acreditam, mas é verdade. Ficamos acho que 4 anos aí aconteceu umas coisas, a firma faliu e fomos transferidos para outra firma, uma firma de macarrão. Eu e meus irmãos ficamos na seção de macarrão fresco, meu pai foi pra seção de macarrão seco e minha mãe pra embalagem.


Recebiamos bem, mas trabalhávamos demais também. Já chegamos, eu e meus irmãos, a trabalhar durante 18 horas durante 2 meses! x_x Ganhamos dinheiro, mas também ganhamos olheiras! xD Depois, um dos chefes, pediu desculpas para minha mãe e prometeu que nunca mais faria isso conosco. Achei graça quando minha mãe contou! xD


Nós éramos bem recompensados, o nosso salário chegava a aumentar 2 vezes por ano! Mas tinha horas que eu acho que o salário não compensava o tanto que ralávamos... Teve uma vez que trabalhamos das 8:00 hs às 19:00hs, voltamos pra casa direitinho e 23:30hs a gente estava lá de novo! Não tinham calculado direito e tals, mas isso nunca mais aconteceu. Muitos brasileiros tem mania de dizer que brasileiro não é reconhecido lá e que não vale a pena ficar se sacrificando. Mas olhem bem, reconhecimento não vem de um dia para o outro, certo? Se não mostrar serviço desde o começo, como quer reconhecimento? Éramos reconhecidos pelo o que fazíamos, no caso eu e meus irmãos que éramos mais do que explorados, mas nunca reclamamos porque a gente sempre trabalhou como se aquilo fosse o nosso trabalho e não que éramos simples funcionários. Teve uns que criticavam o jeito que trabalhávamos e diziam que não precisavámos fazer daquele jeito porque quanto mais a gente fizesse, mas os japoneses iam querer que a gente faça! Cheguei a responder que eu não fazia pouco porque eu ia me sentir mal porque eu sei da minha capacidade e quero valer à pena o valor que eles estão me pagando e se caso viessem a exigir mais, eu tentaria e se não desse eu falava que não dá! Simples não? Não acho nada demais eles exigirem, afinal estão pagando bem pra isso! Meu vizinho, imbecil, ainda reforçavam que iam exigir mais e mais e eu "Se eu não conseguir eles vão fazer o quê? Me mandar embora?" aí ele calava a boca.


Esse meu vizinho tinha é uma certa inveja da gente porque a gente era muito mais reconhecidos do que eles (era uma família de 3). Ficavam falando que o que a gente fazia era mamata e só o serviço dele era dificil que não sei o que? Tinha vezes que eu respondia mal e ficava fula com eles depois! Pô, tá que eles estavam lá antes da gente e foi ajudar na minha seção algumas vezes, mas se não sabe NÃO FALA! Se meu serviço era tão fácil por que tanta gente desistia? Eu mesma confesso que pensei em desistir de tão dificil que achei, mas minha mãe conversou comigo e me fez ter força de vontade e orgulho próprio pra não desistir.


Não nos davamos bem com os brasileiros, tanto os que estavam lá quanto os que entravam depois. Você deve estar se perguntando por quê, certo? Simples, o pensamento era completamente diferente! Brasileiro gosta de falar mal de japonês e fica falando que o Japão isso e aquilo, mete pau neles e mais um monte de coisa absurda. A gente nunca falava nada disso porque eu acho assim, estávamos num país alheio, estávamos de "intrusos" e eles fazem o favor de empregar a gente, então pra que xingar se estávamos lá de favor? Pra quê tentar "levar" o Brasil pra lá ao invés de se adaptar? Pra que criticar que japonês é isso e aquilo se sabe, ou pelo menos deveria saber, que a cultura é completamente diferente?


Sei que tem firmas que os brasileiros são mal tratados, mas é que, sem querer, os japoneses acabam generalizando. Vou explicar melhor: tem brasileiro que pula de galho em galho, ou seja, nunca se fixa em lugar nenhum. Então como dar confiança para um povo que não pára no serviço? Como confiar em alguém que fica 1 mês e depois vai embora sem dar satisfação? Como confiar em alguém que falta sem dar nenhuma satisfação? Por isso tem que fazer valer a pena, tem que mostrar que é diferente e assim conquistar confiança!


Muitos brasileiros também reclamam que sempre são deixados de lado e coisa e tal, mas uma coisa eu tenho certeza, são os brasileiros que não querem se misturar! Pelo menos na firma que eu trabalhei foi e É assim! Os japoneses chamam os brasileiros para participar das festas e afins, mas são eles que não vão. Eu e meus irmãos sempre íamos! Comer é sempre bom né?! xD

Graças à Deus, a duas firmas que trabalhamos sempre fomos bem tratados. Éramos tratados de igual para igual, até porque o dono da firma que exigia isso. Tanto que teve uma excursão pra Disney que primeiro tinha dito que pra brasileiro e gente de fora, tipo se algum funcionário quisesse levar familiares, ia ser outro preço, mas o dono da firma falou que não, os brasileiros pagam o mesmo preço que os japoneses! Aí fomos, mas mesmo que tivéssemos que pagar mais caro, iríamos de qualquer forma. ^-^


Nas duas firmas sempre tiveram muita confiança na gente, por isso que sempre tínhamos em mãos a chave da firma e a chave do alarme. Claro que é porque a gente sempre estava lá antes de qualquer pessoa chegar, mas de qualquer forma, se não houvesse confiança não nos entregariam algo assim. Sempre deixavam muita coisa, isso pra não falar tudo, em nossas mãos. O pessoal meio que ficou dependente de nós, ficaram folgados na verdade! xD


Quando falamos que íamos voltar pra cá, meio que o pessoal ficou "chocado" e pareceram não acreditar. Como a nossa intenção era voltar em Agosto de 2008 (escolhemos agosto que é porque já passaria a época que é bem corrido lá) então avisamos em Fevereiro, ou seja, 6 meses antes. Então o correto teria sido o pessoal lá começar a fazer o que fazíamos e era muita coisa que teriam que aprender, mas foi indo, foi indo e nada de começarem a aprender. Um mês antes de voltarmos, meu irmão sofreu um acidente de trabalho... Sei lá o que ele fez, que a lâmina que corta o macarrão pegou o dedo dele! Sim, arrancou! Levaram ele ao hospital, operou e tals, mas aconteceu umas coisas e meio que pediram, no caso eu e minha irmã, ara trabalhármos até dia 5 de janeiro de 2009 e que iam aumentar o nosso salário para o mesmo valor que o do meu irmão, que era em torno de R$ 24,00, R$ 25,00 por hora. Foi o nosso último final de ano naquela firma, mas acho que foi o mais doloroso... Trabalhei tanto que achei que meu braço fosse, literalmente, cair.


Antes da gente sair, fizeram uma festinha de despedida e cada uma das pessoas na nossa seção deram uma palavrinha pra gente e fiquei bem surpresa com o que cada um falou. Todos falaram basicamente a mesma coisa, tipo, éramos admirados por tudo que fazíamos e mesmo trabalhando várias horas seguidas nunca demonstravamos cansaço. Teve até uma menina, que era funcionária nova, que queria ser como a gente, queria fazer as coisas como fazíamos. Um outro rapaz também falou que queria ser tão bom quanto meu irmão, queria conseguir fazer um macarrão tão bom quanto meu irmão. Eu quase chorei de emoção! xD


Apesar de tudo isso que passamos eu não me arrependo de ter ido, aliás, eu até agradeço. Porque acho que me tornei uma pessoa menos pior, aprendi a lidar com vários tipos de gente e o mais importante conheci o J-Pop e K-Pop!





2 comentários:

  1. Concordo, em Roma faça como os Romanos, admiro muito o povo japonês, a diciplina e o esforço deles é algo impressionante e que com certeza está em falta no Brasil..

    Parabéns para vc e sua família Yayoi, com certeza o esforço de vcs rendeu bons frutos e garantiu uma grande experiencia e muitas coisas para contar para a proxima geração de sua familia ^^

    ResponderExcluir
  2. Ficamos maravilhados com a vida lá fora msm!
    No meu caso, é bem assim...sempre tive vontade de ganhar mundo e principalmente no Japão...pq esse é amor antigo.
    Estrangeiros tem vida dificil...e não é especificamente no Japão...em outros países somos até mal vistos, pq o preconceito rola.
    Mas como a Yah falou....tem uns que "envergonham a raça"....
    Por causa de um ou de muitos...todos acabam pagando por tantos...

    O Japão tem uma cultura conhecida pelo perfeccionismo e logo a confiança, se estrangeiros quebram essa confiança...já eras!
    tipo...não fazem por merecer e ainda, sujam a imagem de quem está pensando em tentar a vida.
    A vida é difcil aqui e lá...ganha-se dinheiro de acordo com o esforço...sempre foi assim.
    O que não é assim é o padrão de vida...Muitos pensam que por ganhar mais as coisas ficarão mais baratas...E NÃO É!

    Vc já tinha comentado que seu braço ia parar de funcionar de tanto que vc trabalhou....é de assustar o qto trabalhou, bem ou mau, isso serve de incentivo pra quem quer ir e tbm saber que estar lá só pra ver o Monte Fuji não dá!
    De tudo que vc relatou, comentou, opinou, se tira uma única certeza....estrangeiros tem e DEVEM se adaptar ao lugar em que estão, para melhor convivência com os outros e tbm por respeito.

    ^3^

    ResponderExcluir

Você é Mal Comigo...

Você é mal comigo e eu não entendo o motivo. Uma hora estamos bem, se dando super bem, outra hora você me repele, depois volta c...